O elefante diferente
que espantava toda a gente
Nos primeiros dias de escola fomos fazendo descobertas sobre o grupo! Quantos rapazes e raparigas temos na turma. Qual a nossa cor, comida, brincadeira preferida. Como se escreve o nosso nome. Quem é o mais novo? E o mais velho? Quem gosta muito de matemática.
Foi a nossa primeira história! Porque somos todos diferentes!
Fizemos um cartaz com recortes e algumas das personagens com plasticina. Descobrimos que a palavra diferente tem um "bocadinho" do nome do Diogo.
Uma cadela amarela e os vários amigos dela
Convidámos o grupo do 1ºA a vir à nossa sala ouvir a história. Contámos por ordem crescente e decrescente! O ábaco e os cartazes, do grupo do 1º A, ajudaram!
Fizemos um cartaz para novas descobertas de "bocadinhos" de palavras que têm os nossos nomes. O Tomás fez um desafio para resolvermos no tempo da matemática coletiva. Trabalhámos com as barras de cuisenaire e assim iniciámos o nosso caderno com ficheiros de matemática.
A bruxa Mimi e o computador
No dia de Halloween o grupo do 1º A convidou-nos para ouvir a história da Bruxa Mimi. Recontámos a história em grande grupo.
Quando regressámos à nossa sala percebemos que tinhamos disfarces para representar a história. Tinhamos o gato, a bruxa e alguns esqueletos que podiam ser os homens do lixo que levavam a varinha mágica...Foi muito divertido e criatividade não faltou!
Pequeno azul e pequeno amarelo
Fizemos uma lista de palavras com a silaba "ma". No dia seguinte quando fomos reler a lista de palavras a Márcia e a Patricia (estagiárias da ESE de Setúbal) disseram-nos que o "ma" não se conseguia ler porque a Eunice tinha escrito a amarelo. Depois, a Eunice passou com castanho por cima e o Giovany perguntou:" Eunice, de que cor fica?" E assim fomos descobrir a "soma das cores".

Vejam as nossas experiências!
Todos de Pijama
Com a história do dia do pijama conversámos sobre a importância de todas as crianças terem um lar e uma família. Contei a história real da Eliana. Uma criança que veio sozinha da Guiné para uma intervenção cirúrgica ao coração mas, que teve a sorte de encontrar na sua vida "mais uma mãe do coração". A história chegou a casa do Daniel, com algumas partes de criatividade por parte de uma criança que ficou muito sensivel à história de vida da Eli. Mais tarde, a mãe veio à nossa sala entregar uma boneca muito especial feita com muito AMOR! Obrigada! Foi um momento na sala do 1ºB tão especial!
No dia do pijama contámos moedas, fomos descobrir onde se utiliza o €, fizemos um cartaz, dançámos, fizemos o jogo do botão e escrevemos o nosso nome com a primeira letra com botões.
O Rei pequenino
Um dos assuntos que já tinhamos falado na nossa reunião de conselho tem a ver com a importância de nos ajudarmos uns aos outros. Aprendermos a pedir ajuda e perceber que já conseguimos ajudar um colega. Conversámos também sobre o que sentimos quando estamos demasiado sozinhos... A Eunice trouxe o Livro O Rei pequenino.
A Márcia e a Patrícia prepararam um jogo: O Rei Manda! Cada Rei ou Rainha escolhia uma carta.
Depois de ler o que dizia a carta "mandava". Como por exemplo: Pôr o estojo em cima da cabeça; Em pé do lado direito da mesa; bater na cabeça com uma mão e com a outra esfregar a barriga; levantar o pé esquerdo...
O Giovany escreveu no nosso diário na coluna do " Gostei"!
Divertimo-nos e assim treinámos várias competências: reproduzir e ler pequenas mensagens, cumprir instruções, responder a questões...
O pato amarelo e o gato riscado
Depois da leitura da história jogámos ao jogo "Verdadeiro ou Falso" e assim fizemos a exploração desta história que nos fala de amizade! Depois, fizemos um desenho a pares com todos os animais que entraram na história.



No dia seguinte a Márcia e a Patricia prepararam uma Caça à surpresa! Tal com o pato e o gato também nós tivemos que fazer um caminho. Para tal, tinhamos que ter um mapa!
No final, tivemos uma surpresa! Todos comemos uma espetada de uvas. E com a conversa das Videiras ficámos a saber que temos de pesquisar sobre árvores de fruto. As espetadas estavam uma delicia!
O Cato Quer Mimos
Às vezes conversamos sobre a importância de dar mimos e festinhas às pessoas de quem gostamos, mesmo que por vezes essas pessoas tenham "picos".
Convidámos os nossos correspondentes para virem à nossa sala ouvir a história: O Cato Quer Mimos.
A Andreia, a Natália e a Eunice começaram a ler a história. Depois, a Eunice foi pedindo ajuda a alguns meninos do 1º B para lerem. E não digam a ninguém, mas ouve quem ficasse de lágria no olho por ouvir esta história tão bem lida por tão pequenos leitores!
Ficou combinado que fariamos um painel em conjunto com os trabalhos realizados das duas salas. Entre catos, flores e borboletas a primavera vai chegar!
A Ovelhinha Preta
Durante a semana da leitura a professora Vera da biblioteca da nossa escola veio à nossa sala e trouxe-nos este livro que nos fala sobre a igualdade e a diferença, com desenhos a preto e branco.
Depois de ouvirmos a história o desafio foi sermos todos pequenos ilustradores. E assim aconteceu!
O Nabo Gigante
A professora Gisela durante a semana da leitura também nos trouxe a história: O Nabo Gigante
Os pequenos leitores ajudaram ;)
Depois de ouvir a história tivemos um desafio matemático para resolver.
Contámos de 2 em 2 e fizémos somas!
E gostamos sempre de explicar como pensámos!
Comentários
Enviar um comentário