Trabalho de texto - revisão e aperfeiçoamento

Neste tempo da nossa agenda semanal trabalhamos a escrita e a leitura. Iniciamos o nosso dia com a realização das várias tarefas que cada aluno tem na sala. Algumas das tarefas desde a primeira semana de aulas exigem a leitura dos nomes dos colegas, como por exemplo:  a distribuição das tiras dos nomes, a distribuição dos cadernos e o registo no mapa das presenças. Foi este primeiro contatato com a leitura dos nomes que serviu como "motor de arranque" para a aprendizagem da escrita e da leitura.




No tempo da apresentação de produções( Ler, Contar e Mostrar) uma das comunicações é escolhida para trabalho de texto. O nosso primeiro texto foi sobre futebol porque estavamos a partilhar coisas que gostavamos de fazer. O João disse que gostava de futebol. A Eunice escreveu numa folha A3 e o João ilustrou e passou a computador para todos recortarem e colarem no caderno de leitura. Depois, fizemos descobertas no texto e finalmente a Eunice fez um ficheiro para colarmos ao lado do texto do João. 





À medida que o tempo passou as descobertas foram cada vez mais e as listas de palavras começaram a surgir. O Giovany e a Beatriz, muito interessados pelo projeto dos planetas,  trouxeram desenhos para mostrar.





A Eva contou-nos que tem um gato bebé.



A Iara contou que tinha visto um cão abandonado no portão da escola.




 A Júlia contou-nos que fez o convite para a sua festa de aniversário com a mãe.



O Duarte trouxe um livro para o projeto do Corpo Humano e mostrou-nos que tinha muita informação para conseguirem responder às questões que o grupo fez.



E assim também foi muito fácil saber quem podia ser o nosso Embaixador da Saúde! 
No tempo de Trabalho Autónomo, onde cada aluno escolhe a atividade que vai fazer, o quadro de pregas tem sido um instrumento de trabalho muito importante tal como, todos os textos e listas de palavras que estão no painel. É este tempo que devidamente organizado, permite aos alunos trabalharem a pares e possibilitando à Eunice tempo para trabalhar individualmente com aqueles que precisam de apoio. 
A Mayara mostrou o seu passe a todos os colegas!

O Daniel trouxe de casa tecido para o nosso presépio!


O Jakilson fez a planta da nossa escola!

O Tomás contou-nos que foi ao Parque da Paz com a familia!


A Neliane contou-nos que soube ler o que estava escrito na rua!
Conversámos sobre as tarefas que costumamos fazer em casa. O Diogo contou-nos que ajuda a mãe!






Comentários