Neste tempo da nossa agenda semanal trabalhamos a escrita e a leitura. Iniciamos o nosso dia com a realização das várias tarefas que cada aluno tem na sala. Algumas das tarefas desde a primeira semana de aulas exigem a leitura dos nomes dos colegas, como por exemplo: a distribuição das tiras dos nomes, a distribuição dos cadernos e o registo no mapa das presenças. Foi este primeiro contatato com a leitura dos nomes que serviu como "motor de arranque" para a aprendizagem da escrita e da leitura.
No tempo da apresentação de produções( Ler, Contar e Mostrar) uma das comunicações é escolhida para trabalho de texto. O nosso primeiro texto foi sobre futebol porque estavamos a partilhar coisas que gostavamos de fazer. O João disse que gostava de futebol. A Eunice escreveu numa folha A3 e o João ilustrou e passou a computador para todos recortarem e colarem no caderno de leitura. Depois, fizemos descobertas no texto e finalmente a Eunice fez um ficheiro para colarmos ao lado do texto do João.
À medida que o tempo passou as descobertas foram cada vez mais e as listas de palavras começaram a surgir. O Giovany e a Beatriz, muito interessados pelo projeto dos planetas, trouxeram desenhos para mostrar.
A Eva contou-nos que tem um gato bebé.
A Iara contou que tinha visto um cão abandonado no portão da escola.
O Duarte trouxe um livro para o projeto do Corpo Humano e mostrou-nos que tinha muita informação para conseguirem responder às questões que o grupo fez.
No tempo de Trabalho Autónomo, onde cada aluno escolhe a atividade que vai fazer, o quadro de pregas tem sido um instrumento de trabalho muito importante tal como, todos os textos e listas de palavras que estão no painel. É este tempo que devidamente organizado, permite aos alunos trabalharem a pares e possibilitando à Eunice tempo para trabalhar individualmente com aqueles que precisam de apoio.
Comentários
Enviar um comentário