Trabalho de aprendizagem curricular por projectos cooperativos de produção, de pesquisa e de intervenção
No inicio do ano combinámos que teriamos três cadernos: o caderno da escrita, o caderno de leitura e o caderno de matemática. Para cada caderno os alunos fizeram um desenho livre e colámos na capa. O João desenhava umas bolas coloridas, umas maiores que outras. Quando lhe perguntei o que eram, ele respondeu que eram planetas. Fiquei também a saber que ele já tinha alguns conhecimentos sobre o tema. Perguntei se queria descobrir mais coisas sobre o Espaço. A Beatriz no dia seguinte trouxe um desenho com um planeta feliz e com um planeta triste e no Ler, Contar e Mostrar comunicou as suas preocupações sobre o nosso planeta.
Estava o caminho aberto para começarmos os projetos de investigação! Fizemos um grupo de cinco elementos. Chegaram dois livros de casa e também fomos à biblioteca da escola.
Preenchemos o Plano de projeto: O que já sabemos sobre o tema, o que queremos saber e como vamos fazer? Na nossa agenda semanal acrescentámos este tempo para projetos e que no inicio, os restantes colegas, estavam em tempo de trabalho autónomo de forma a que a Eunice apoiasse o grupo do projeto dos planetas.
Trabalhámos o texto da Beatriz em grande grupo e fizémos descobertas! A Beatriz ficou também a representante da turma no projeto Eco Escolas.
Trabalhámos o texto da Beatriz em grande grupo e fizémos descobertas! A Beatriz ficou também a representante da turma no projeto Eco Escolas.
Pusemos mãos à obra e iniciámos o primeiro projeto. Com um plano e o compromisso que teriam de o cumprir e quando terminassem apresentariam à turma o trabalho realizado. Combinámos também o que deveriamos ter em atenção quando apresentamos um projeto.
Ficam aqui alguns registos fotográficos da comunicação.
Link do video com a canção dos planetas:
https://photos.app.goo.gl/fAVue2cuEkpLN1dy8
Outros projetos a decorrer: as borboletas, os aviões, o corpo humano, os carros e os dinossauros.
Comunicação do projeto das Borboletas
No início do projeto com a ajuda da Eunice preenchemos o nosso plano de projeto
Ao longo das sessões de trabalho fomos assinalando o que faziamos para nos organizarmos. Fizémos um cartaz com toda a pesquisa que realizámos e alguns desenhos que ilustraram o que queriamos explicar aos colegas.
No dia da comunicação lemos e explicámos tudo o que descobrimos sobre as borboletas. Mostrámos um video e cantámos uma canção.
No final, fizémos perguntas e dissémos o que gostámos e o que os colegas podiam melhorar na próxima comunicação. Aprendemos muitas coisas: o que é a metamorfose, o que comem as lagartas e as borboletas, como nascem, crescem e morrem... Um ciclo de vida que trouxe magia à nossa sala do 1ºB!
Comunicação do projeto do Corpo Humano
Eunice: - Já prepararam a comunicação?
G: - Nós sabemos o que temos de explicar. Mas ainda falta colar o sangue...
E: - Precisam de ajuda?
G: - Sim! E o Luís tem que acabar o desenho! Eu posso ajudar...
E: - Mas parece-me que podemos escrever na nossa agenda semanal em que dia vão apresentar, certo? Gostava de vos ouvir ler a informação escrita...
G: Podemos ler tudo quando terminarmos...
E: Combinado!
E assim aconteceu...aprendemos que o nosso esqueleto tem 206 ossos!
Que o nosso coração bombeia o sangue no nosso corpo!
Ouvimos o coração uns dos outros!
Que o cérebro é uma máquina que está sempre a trabalhar!
Que a higiene dos nossos dentes deve ser feita sempre a seguir às refeições!
E claro! Também cantámos a canção do corpo humano! https://www.youtube.com/watch?v=X33G744iu0A
Muitos parabéns! Pelo que nas fotografias da vossa sala e dos relatos que aqui fazem, têm trabalhado muitíssimo e também muito bem. Muito boa continuação neste trabalho de aprendizagem fantástico! Um grande beijinho para a turma e outro para a Eunice. 😘
ResponderEliminar