Para a Democracia em construção é necessário assegurar uma formação democrática que terá de ser desenvolvida paritariamente pelos professores com os seus alunos,
posto que todos se estão igualmente a formar para os valores da vida democrática em devir. Cada procedimento na escola deve sujeitar-se aos valores da justiça, do respeito
mútuo, da livre expressão, da inter-ajuda solidária e da reciprocidade nas relações de trabalho e de vida.
Uma construção social dos saberes em circuitos dialógicos de comunicação
Todo o saber tem um valor social e é socialmente construído. Por isso mesmo a inter-ajuda é uma força integrante do trabalho de aprendizagem e os conhecimentos
pesquisados e apropriados, individualmente ou em grupo, têm de ser difundidos por todos, através de circuitos de comunicação dos saberes e de apresentação dos produtos
culturais, de forma presencial ou virtual: o conhecimento e as obras de cada um devem ser partilhados socialmente para que possam cumprir o sentido social e ético do
trabalho cultural em democracia.
Uma estrutura de trabalho cooperativo
A estrutura de organização educativa que concretiza este projecto curricular de vida em comum é o trabalho cooperativo, onde se procura assegurar que cada um atinja a
mais elevada consciência de que cada qual só pode alcançar os objectivos de aprendizagem para o seu desenvolvimento cultural e social, na turma ou no grupo, se, e só
se, todos os outros conseguirem alcançar os seus.
O trabalho de aprendizagem do currículo é, neste contexto, assumido como um contrato social e educativo estabelecido entre alunos e os respectivos professores, para
que possam ambas as partes alcançar o maior êxito nesse projecto de trabalho a que têm que corresponder em cooperação.
Os alunos têm, assim, que conhecer e planificar com os professores os programas curriculares que os vinculam no trabalho. É a partir da clarificação deste compromisso
que decorre a gestão cooperada do currículo.
Actividades Curriculares de Diferenciação Pedagógica
Organização e gestão cooperada em
conselho de cooperação educativa
Reuniões de Conselho para planeamento,
avaliação, análise de ocorrências
significativas, reflexão ética para
clarificação e construção de regras de
vida com vista ao desenvolvimento sócio-
-moral (Instrumentos de planeamento
/avaliação e Diário de Turma).
![]() |
Trabalho de aprendizagem curricular por projectos, de produção artística, de pesquisa científica ou de intervenção social, para desenvolvimento das aprendizagens curriculares, acompanhado rotativamente pelo professor.
Circuitos de comunicação para difusão e partilha dos produtos culturais Comunicação e difusão do trabalho em projectos, apresentação de produções, divulgação de publicações, exposição de trabalhos, troca de correspondência e interacção virtual. Estas acções são submetidas à reflexão sobre os efeitos da sua apropriação ou da sua utilização social.

Trabalho curricular comparticipado pela turma Trabalho em colectivo, onde, com a colaboração activa dos professores e comparticipada por todos, se constroem ou se reconstroem conceitos e saberes ou se procede à revisão ou reescrita de textos que sirvam as diversas áreas do currículo.
4 - Trabalho autónomo na aula
e acompanhamento individual
Estudo e aprofundamento dos conteúdos
disciplinares, treino e produção
intelectual dos alunos guiados por um
plano individual de trabalho periódico.
Trabalho rotativo do professor para
ensino interactivo dos alunos que
precisam de acompanhamento
individualizado.
A nossa Agenda Semanal
segunda-feira
|
balanço
|
terça-feira
|
Balanço
|
quarta-feira
|
Balanço
|
quinta-feira
|
Balanço
|
sexta-feira
|
Balanço
|
- Conselho
- Plano da
semanal
- Plano
diário
-
Apresentação de Produções
-Trabalho
de texto individual
|
- Plano
diário
-Trabalho
de texto
coletivo
-Trabalho
de Estudo Autónomo
|
- Plano
diário
-Trabalho
de texto
·
ficheiro
-Matemática
coletiva
|
- Plano
diário
-Trabalho
de texto
-Trabalho
de Estudo Autónomo
|
- Plano
diário
-Os Livros
e a leitura
- Sessão
coletiva de expressões
| |||||
Intervalo
10h15m/10h45m
| |||||||||
- Trabalho
em Projeto
- Educação
física- motora
|
-Matemática
coletiva
-Trabalho
em Projeto
|
-Trabalho
de Estudo Autónomo
- Trabalho
em Projeto
|
-Matemática
coletiva
|
- Reunião
de conselho
·
Leitura
do diário
·
Avaliação
das tarefas
|
Comentários
Enviar um comentário