O Modelo Pedagógico - Movimento da Escola Moderna (MEM)


Um contexto democrático activo de educação

 Para a Democracia em construção é necessário assegurar uma formação democrática que terá de ser desenvolvida paritariamente pelos professores com os seus alunos, posto que todos se estão igualmente a formar para os valores da vida democrática em devir. Cada procedimento na escola deve sujeitar-se aos valores da justiça, do respeito mútuo, da livre expressão, da inter-ajuda solidária e da reciprocidade nas relações de trabalho e de vida.
Uma construção social dos saberes em circuitos dialógicos de comunicação

Todo o saber tem um valor social e é socialmente construído. Por isso mesmo a inter-ajuda é uma força integrante do trabalho de aprendizagem e os conhecimentos pesquisados e apropriados, individualmente ou em grupo, têm de ser difundidos por todos, através de circuitos de comunicação dos saberes e de apresentação dos produtos culturais, de forma presencial ou virtual: o conhecimento e as obras de cada um devem ser partilhados socialmente para que possam cumprir o sentido social e ético do trabalho cultural em democracia.
Uma estrutura de trabalho cooperativo 

A estrutura de organização educativa que concretiza este projecto curricular de vida em comum é o trabalho cooperativo, onde se procura assegurar que cada um atinja a mais elevada consciência de que cada qual só pode alcançar os objectivos de aprendizagem para o seu desenvolvimento cultural e social, na turma ou no grupo, se, e só se, todos os outros conseguirem alcançar os seus. O trabalho de aprendizagem do currículo é, neste contexto, assumido como um contrato social e educativo estabelecido entre alunos e os respectivos professores, para que possam ambas as partes alcançar o maior êxito nesse projecto de trabalho a que têm que corresponder em cooperação. Os alunos têm, assim, que conhecer e planificar com os professores os programas curriculares que os vinculam no trabalho. É a partir da clarificação deste compromisso que decorre a gestão cooperada do currículo.
Actividades Curriculares de Diferenciação Pedagógica 

Organização e gestão cooperada em conselho de cooperação educativa Reuniões de Conselho para planeamento, avaliação, análise de ocorrências significativas, reflexão ética para clarificação e construção de regras de vida com vista ao desenvolvimento sócio- -moral (Instrumentos de planeamento /avaliação e Diário de Turma).





















Trabalho de aprendizagem curricular por projectos, de produção artística, de pesquisa científica ou de intervenção social, para desenvolvimento das aprendizagens curriculares, acompanhado rotativamente pelo professor.
     

Circuitos de comunicação para difusão e partilha dos produtos culturais Comunicação e difusão do trabalho em projectos, apresentação de produções, divulgação de publicações, exposição de trabalhos, troca de correspondência e interacção virtual. Estas acções são submetidas à reflexão sobre os efeitos da sua apropriação ou da sua utilização social.

 


















Trabalho curricular comparticipado pela turma Trabalho em colectivo, onde, com a colaboração activa dos professores e comparticipada por todos, se constroem ou se reconstroem conceitos e saberes ou se procede à revisão ou reescrita de textos que sirvam as diversas áreas do currículo.


4 - Trabalho autónomo na aula e acompanhamento individual Estudo e aprofundamento dos conteúdos disciplinares, treino e produção intelectual dos alunos guiados por um plano individual de trabalho periódico. Trabalho rotativo do professor para ensino interactivo dos alunos que precisam de acompanhamento individualizado. 





































A nossa Agenda Semanal
segunda-feira
balanço
terça-feira
Balanço
quarta-feira
Balanço
quinta-feira
Balanço
sexta-feira
Balanço
- Conselho
- Plano da semanal
- Plano diário

- Apresentação de Produções


-Trabalho de texto individual


- Plano diário

-Trabalho de texto
coletivo



-Trabalho de Estudo Autónomo

- Plano diário

-Trabalho de texto
·          ficheiro



-Matemática coletiva


- Plano diário

-Trabalho de texto




-Trabalho de Estudo Autónomo

- Plano diário

-Os Livros e a leitura




- Sessão coletiva de expressões

Intervalo  10h15m/10h45m
- Trabalho em Projeto


- Educação física- motora


-Matemática coletiva


-Trabalho em Projeto


-Trabalho de Estudo Autónomo

- Trabalho em Projeto


-Matemática coletiva

- Reunião de conselho
·          Leitura do diário
·          Avaliação das tarefas


Comentários