A Matemática Coletiva é um tempo da nossa agenda semanal onde realizamos atividades propostas pela Eunice ou por algum aluno, previlegiando sempre as partilhas para explicarmos como pensámos. Assim, vão sendo criádos ficheiros de acordo com os conteúdos que trabalhamos e que depois de realizados colamos no caderno de matemática.
Com a leitura da história Uma cadela Amarela e vários amigos dela iniciámos o trabalho com um material manipulável que nos está a ajudar nas contagens e na noção de número: as barras de Cuisenaire.
O Tomás fez um desafio matemático para a turma. Utilizámos tampinhas do nosso garrafão. Contámos na reta numérica que está numa das nossas paredes e fizémos os desenhos dos animais.
Nos primeiros dias de escola uma das tarefas que surgiu foi a distribuição dos pacotes de leite. Num dos dias a Eunice propôs se em vez de dizermos à Marta que são necessários 25 pacotes, dissesemos quantos rapazes e raparigas bebiam leite. E lá fomos nós descobrir! Fizemos uma tabela para ficar registado.
Fizémos um pictograma com a cor preferida da nossa sala. Ficámos a saber que é o vermelho e o azul claro!
O João, a Beatriz e o Giovany fizeram um desafio matemático com os botões que sobraram do dia do pijama. Tentámos resolver a pares e depois partilhámos como fizemos.
Percebemos que no grupo houve duas formas diferentes de resolver o desafio!
Quantos queres?
Depois da visita que fizemos aos nossos correspondentes da sala amarela do Jardim de Infância começamos a preparar o que queriamos fazer quando eles viessem à nossa sala. Decidimos oferecer um Quantos Queres a cada amigo. A Márcia e a Patrícia explicaram como se faz o Origami. Fizemos quadrados e triângulos, uns maiores do que os outros, aprendemos o significado dos sinais maior > e menor < , fizemos dobragens, recortámos, pintámos e no intervalo divertimo-nos bastante!
Todos os dias, os dois alunos responsáveis do registo do Mapa do Tempo fazem a sua tarefa. A Márcia e a Patrícia prepararam um desafio com o Mapa do Tempo de novembro. Aprendemos a fazer um gráfico de barras!
A Neliane fez um desafio matemático para a turma. Desta vez, utilizámos os nossos lápis de pintar.
O Jakilson e o Duarte inventaram um desafio matemático para a turma! Desenhámos carrinhos e percebemos que neste desafio tinhamos que "tirar" (subtrair) porque o Jakilson emprestou carrinhos ao Duarte!
Desafio do Santiago e do Kleithon
O Kleithon no Ler, Contar e Mostrar trouxe-nos um desenho que pintou com vários animais e perguntou ao Santiago se o queria ajudar a fazer um desafio matemático para a turma. A Eunice no Tempo de Estudo Autónomo trabalhou com eles e assim resolvemos mais um desafio!
Jogo dos dados
No nosso Plano Individual de Trabalho uma das atividades que fazemos em grupo é o jogo dos dados. E jogamos assim:
Jogo do Banqueiro
Faz parte da nossa agenda semanal, a professora Gisela vir à nossa sala todas as quintas-feiras. Num destes momentos a Gisela trouxe-nos o Jogo do Banqueiro! E fez todo o sentido, pois com o projeto do corpo humano já andamos a pensar nas centenas! E assim, descobrimos que o Banqueiro pode trocar 10 unidades por uma dezena e 10 dezenas por uma centena!
Número do dia
Começámos a ter esta rotina na nossa agenda depois de escrevermos a data e o plano do dia! E tão gratificante que é perceber que o cenário pedagógico faz parte também do número do dia!
Comentários
Enviar um comentário